Gerenciador de Conteúdo Joomla

joomla logo blackJoomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.

O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência. Possui versões em 64 idiomas e 2,8% dos sites da internet utilizam o Joomla!. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

É um projeto livre e open source (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 3.9.15 (em 02/03/2020); a sua última versão legada é a 1.5.26. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source

História

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

 Saiba sobre o seu site!

Obrigado pela visita, Emerson

Add a comment