Gerenciador de Conteúdo Joomla

joomla logo blackJoomla! (pronuncia-se djumla) é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade (Content Management System - CMS). A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.

O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência. Possui versões em 64 idiomas e 2,8% dos sites da internet utilizam o Joomla!. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.

É um projeto livre e open source (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 3.9.15 (em 02/03/2020); a sua última versão legada é a 1.5.26. O Joomla! recebeu em 2011 o prêmio de melhor CMS Open Source

História

Trata-se do resultado da separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram a transferência e, em 2005, criaram o "Joomla 1.0", também "open source", a partir do código-fonte do Mambo 4.5.2.

Vantagens

Vantagens

O Joomla, como outros CMS, ajuda a resolver um problema muito comum, porém que foi complexo durante muito tempo, a necessidade de investir um custo alto em pessoas capacitadas para construir e gerenciar um site ou portal.

No intuito de acabar com esse problema, foram criados CMS (Content Management Systems ou Sistemas Gerenciadores de Conteúdo), como o Joomla, que visam facilitar a construção de sites de forma rápida e eficiente e gerar menos custos. Auxilia na publicação e administração de um conteúdo na web, facilitando até mesmo para quem não é perito nessa área.

O usuário não precisará prever características básicas para o site, como login de usuários, criação, edição e publicação de conteúdo, publicação de "banners" de propaganda, pois esses recursos já estão pré-programados e prontos para serem utilizados. O Joomla conta com extensões que não estão em sua instalação básica, mas que podem ser adquiridos através de download dos módulos e componentes que aumentam sua funcionalidade. Resumidamente, o Joomla é um “esqueleto” de website pré-programado e com recursos básicos, com fácil manutenção e administração via web.

Como afirma Sady Jacques, o embaixador da Associação Software Livre.Org: “O software livre é fundamental neste contexto de mudança de visão, ele traz o compartilhamento e colaboração como filosofia". Para o usuário iniciante existem diversas comunidades locais de Joomla onde pode ser conseguida ajuda no seu processo de aprendizado e mesmo na construção de projetos profissionais.

Características

Principais Características

Código aberto (Licença GPL);

Sistema simples de fluxo de aprovação;

Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira);

Gerenciamento de banners;

Sistema de publicação para o conteúdo;

Sumário de conteúdo no formato RSS;

Busca otimizada (qualquer palavra registrada);

Frontend já traduzido em várias línguas;

Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes;

Hierarquia para grupos de usuários;

Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados);

Editor de conteúdo WYSIWYG;

Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real);

Sistemas de índices de avaliação;

Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções).

Compatibilidade com versão anterior;

Email marketing por Newsletter;

Portfólios;

Formulários personalizados, etc.

Aqui você poderá visualizar o site oficial que disponibiliza Componentes, Módulos, Plugins, e a versão do Joomla atualizada. O Joomla é um gerenciador gratuito, e muitos de seus componentes não-nativos também são, outros mais sofisticados, são pagos. Mas em geral, pra cada finalidade que você necessite de um módulo ou componentre específico, existe sempre uma versão free, e na esmagadora maioria das vezes, satisfaz a necessidade dos sites.

Grandes empresas no Brasil e no exterior, escolheram Joomla há muito tempo. Tudo que envolve sites, pode mudar muito rápido, mas de um modo geral, em se tratando de gerenciamento, uma ferramenta sólida e confiável não é substituída. Empresas no exterior como: General Eletric Logistics, McDonald's, Harward University, IHOP, IKEA, Porshe, dentre outras, usam o CMS Joomla na administração de seus websites.

Como funciona

Então, como funciona?

Sites são formados por templates, a template é o front-end, ou seja, aquilo que o internauta vai utilizar para acessar as informações e visualizar imagens, e templates, são formadas por arquivos de códigos, PHP, HTML, JavaScript, CSS, Less, etc. imagens, e vídeos. Uma única template por sua vez, é formada por centenas de arquivos, senão milhares. Hoje em dia, os sites requerem recursos de responsividade, e segurança, aliados a melhor renderização visual, e isso, demanda em muitos arquivos de programação, que trabalham juntos, de forma dependente e independente, os quais, são interligados a plataforma administrativa do Joomla(são instalados), plataforma por meio da qual então, poderá se gerenciar os módulos, os componentes, e plugins que estes arquivos representam, como por exemplo, um formulário de contato do site por exemplo. O Joomla, possui alguns componentes nativos, mas a grande maioria, e falo aqui de milhares, são criados para ele por empresas e programadores espalhados pelo mundo. Pra você ter uma ideia, o Joomla 3.1.5 possui 5.117 Arquivos, em 1.266 Pastas.

Exemplo de Pasta Raiz e Diretórios de hospedagem
e esquema simples sobre como o seu site fica online.
Desenvolvimento de Sites em Brusque - Jump WCA Como Funciona - Jump WCA Desenvolvimento de Sites em Brusque

Depois de o Joomla(gerenciador) ser instalado, a template é instalada nele, que pode representar em media cerca de mais uns 4.000 arquivos(entre 2.000 até 5.000 ou mais), totalizando ao final, mais de 8.000 arquivos. Isso tudo, vai resultar em um site eficiente, visualmente impecável, e de fácil administração pelo cliente/proprietário, é lógico que, se, para cada cliente os programadores precisassem por exemplo, construir 8.000 arquivos do nada, do zero, um site levaria um longo tempo para ser concluído, e custaria uma fortuna. Dessa forma, já existem "chassis", basta modificar a "pintura", o "motor", e "acessórios", personalizar layout, e está pronto o site. Não que isso não demande trabalho, pelo contrário, são dias e horas de trabalho, mas, tudo isso explicado acima, facilita a vida dos desenvolvedores.

Conclusão

Pode-se resumir assim:

Acima algumas imagens da criação de artigos com o Jommla através do Painel de Administração do Site (backend). Novamente, gerenciadores de conteúdo, são a melhor opção porque, não deixam o cliente(dono do site), "refém" dos programadores, ou seja, após terminado, o site pode ser gerenciado por qualquer leigo com um mínimo de conhecimento de informática e internet. Logicamente, existem hoje diversos gerenciadores de conteúdo, e as prórpias agências os desenvolvem inclusive, mas existe aí a percepção de que, upgrades, ou updates, se forem necessários, ficariam meio que dependentes da agência que criou o gerenciador, o que no caso do Joomla, não ocorre. Logicamente, que manutenções técnicas, sempre vão necessitar da intervenção de conhecimentos mais específicos, pois que devem ser feitas nos códigos dos arquivos, ou traduções, ou adequações de layout, cores, ou resolução de possíveis problemas com conflitos de arquivos, e isso pede algum conhecimento técnico. Porém, além da manutenção técnica oferecida, esta dificilmente se fará necessária, e se for, o cliente tem a liberdade de escolher. O Joomla tem uma praticidade inigualável, pois que os eventuais "problemas" que possam surgir, e que como já dissemos, são pouco prováveis, estes podem ser resolvidos sem grandes intevenções e especialmente, o desenvolvedor não é o único a poder resolver.

A seriedade, prazo, organização, e qualidade é um compromisso, e o cliente que solicitar um site, terá um trabalho eficiente, e de alta qualidade.

 Saiba sobre o seu site!

Obrigado pela visita, Emerson