Otimização SEO

O que vem a ser a "OTIMIZAÇÃO SEO"?

SEOSEO, é a sigla em inglês, para “Search Engine Optimization”, que em uma tradução técnica significa, otimização de sites para buscadores de conteúdo. Um exemplo de buscador, é o Google. Um bom projeto de SEO deve ser detalhado em seus mínimos detalhes visto que a criação e implementação de uma verdadeira estratégia de SEO, envolve diversas etapas e cada uma delas depende diretamente da etapa anterior. Conquistar as melhores posições nas páginas de respostas de buscadores como Google não é tarefa fácil e por isso é necessário planejar cada passo.

Qual a importância da otimização SEO?

A importância é basicamente, estar em primeiro ou entre os primeiros. Quando um internauta, utiliza do Google, para fazer uma busca, opções são apresentadas à ele, seja um serviço, loja, etc. E de acordo como foi realizada a otimização SEO do site, este irá ou não aparecer entre estas posições de busca, logicamente, quanto mais próximo das primeiras posições, maiores as possibilidades do intenauta acessar o seu site. Além da correta otimização SEO, outros fatores influenciam no Google, como acessos, quantidade de palavras por artigo, e anúncios pagos, por um determinado tempo, no Google Adwords. Então, podemos dividir um projeto de otimização de um site em etapas.

Análise

É a etapa do projeto de SEO em que tomamos ciência sobre o ambiente em que iremos trabalhar, das necessidades, dos objetivos e do orçamento disponível(para o caso do Google Adwords). É uma etapa de avaliação do projeto onde vamos entender em que cenário iremos atuar e quais são os recursos e limitações. 

Leia Mais

Prospecção

É a fase seguinte do projeto de SEO em que realizamos as pesquisas necessárias para a implementação da otimização. Neste momento determinamos quais são as palavras-chave para as quais iremos otimizar o site, quais serão as landing pages, que tipo de estrutura será necessária para uma boa otimização das diversas páginas e quais os recursos de SEO serão empregados. É uma fase de conhecimento do negócio e suas peculiaridades. Fazer pesquisas para identificar hábitos e costumes dos usuários que pretendemos atingir, para podermos moldar o conteúdo do site de forma a ser facilmente encontrado pelos visitantes nas páginas de respostas dos buscadores. Em última análise, seria "pensar" como o usuário "pensa", ou seja, se fossemos nós a buscar determinado serviço ou produto na rede, quais palavras iríamos usar?

Implementação

É a efetivação técnica de todo o planejamento de SEO. Nessa fase executamos a otimização e inserimos os dados,  como meta tags e outros recursos aplicados ao corpo do site e seu conteúdo. É também nessa etapa que faremos a implementação de códigos de autenticação, arquivos acessórios como Sitemaps e dos protocolos de exclusão do site no robots.txt, etc. Vale lembrar, que erros podem custar caro ao cliente em se tratando de otimização SEO. Erros podem excluir o site das buscas, e recoloca-lo pode demandar tempo, e mais recursos. Nesta etapa, utilizam-se também os recursos do Google, como o Search Console, onde será feito o registro do site, avaliação do robots.txt, e upload do sitemap para indexação de urls.

Monitoramento

Nesta fase, começa o acompanhamento dos resultados das técnicas aplicadas para avaliar a eficácia das ações. Vamos verificar o posicionamento das diversas palavras-chave otimizadas nas páginas de respostas dos buscadores e sua evolução em termos de posicionamento, bem como a eficácia do trabalho através do Google Analytics, e do Google Search Console. A indexação das urls do site, pode levar algum tempo, em geral, de 30 a 90 dias. O posicionamento, também se refletirá com o tempo, e será influenciado pelo conteúdo, e por acessos ao site.

Ajustes

Seria a fase final do processo, quando serão identificadas melhorias a serem feitas, e os ajustes necessários. O processo de SEO é de certa forma contínuo, e deve ser se possível periodicamente verificado. Esta verificação, está incluída na manutenção técnica do site.

Fico a disposição para qualquer dúvida. Emerson, desenvolvedor.

 

 Saiba sobre o seu site!